slide

27 julho 2016

The Danish Girl - A garota dinamarquesa!

toque retoque, blog, filme, a garota dinamarquesa, the danish girl

The Danish Girl - Film
Boa tarde gente linda e maravilhosa!!

Hoje vou falar de filme, peguem o pote de pipocas e vem comigo....
Um filme muito diferente do que eu já vi. Passa numa das épocas que eu amo, na Europa e mostra que o amor vai muito mais além do que pensamos.
Baseado em fatos reais (isso é o que dizem mas não é, no final explico) e do Livro do Autor David Ebershoff, o filme relata a vida de um renomeado pintor da época  Einar Mogens Wegener, que nasceu homem, mas nunca teve coragem de libertar-se. Sua esposa  Gerda Wegener em forma de brincadeira ajuda-o a dar liberdade para Lili Elbe. Gerda fica famosa com suas pinturas, pois eram retratos de uma mulher muito sensualizadora e bonita, todos queriam saber quem era a dita mulher, e a resposta era "Prima do meu marido".

Agora minha percepção perante ao filme. No começo do filme eu ficava de boca aberta, chocada com o que estava vendo. Tem uma cena que Einar vai se relacionar com Gerda, e ele esta vestindo a camisola dela... algo incomum de se ver.
O pintor sabia desde a adolescência que existia uma mulher dentro de si, e o incrível foi que ele manteve relação com a esposa todo esse tempo. A mulher apenas apareceu quando ele posou para a esposa vestindo uma meia e sapatos de mulher, aquilo o tocou profundamente e fez com que aquela mulher começasse a se libertar.

toque retoque, blog, filme, a garota dinamarquesa, the danish girl

Se a questão da transsexualidade é mal assimilada por muitos ainda hoje, é difícil imaginar reação mais adversa do que naquela época, pois eram diagnosticados como doentes ou esquizofrênicos. 

toque retoque, blog, filme, a garota dinamarquesa, the danish girl

Einar resolve então fazer a cirurgia de mudança de sexo, arriscando-se, pois seria a primeira cirurgia desse porte da época. Não tinha resultados positivos e nem negativos, pois era a primeira. Mesmo com toda essa repercussão, Gerda fica ao lado de LILI. Ela não consegue deixar de CUIDAR do seu marido mesmo sabendo que nunca mais irá voltar e quem esta no lugar dele é uma mulher. Acredito que esse amor se tornou mais um amor de irmãs... não fica claro no filme. As duas operações são delicadas e Gerda está lá, ao lado DELA, ajudando na recuperação. Ela apoiou, incentivou e cuidou do seu marido Einar, Lili, nem sei mais o certo. Teve momentos que achei Gerda um pouco bissexual ou lésbica, não fica claro no filme. 

toque retoque, blog, filme, a garota dinamarquesa, the danish girl

O filme ganhou Prêmios e Indicações, Oscar 2016 (por um fio Leonardo Dicaprio fica sem o prêmio de melhor ator) e o Globo de Ouro. Recebeu muitas críticas por ser baseado num livro fictício que não conta a verdadeira história de Einar/Lili e Gerda Wegener. Tópicos incluindo a sexualidade de Gerda, como era evidenciada por suas pinturas eróticas envolvendo mulheres. As famosas pinturas de Arte Erótica Lésbica de Gerda Wegener não são mencionadas no filme. A causa da morte de Lili também foi deixada de fora do filme, em nenhum momento é mencionada que ela morreu de infecção causada por rejeição ao útero que lhe fora transplantado.
No livro conta que a sociedade dinamarquesa havia descoberto sua verdadeira identidade e a imprensa não dava descanso (isso não mostra no filme) . O casal então preferiu se mudar, encontrando ambiente mais favorável na noite festeira de Paris, que no filme mostra que eles foram para Paris para uma exposição e acabam ficando para morar. No livro também fala que Gerda se divertia com outras mulheres em Paris, coisa que no filme não mostra. Por isso o amor retratado no filme não é amor de paixão e sim um amor fraterno, ao meu ver, pois se em alguns momentos Gerda aparentemente parece ser Bi, porque não continuou com Lili? Apenas cuidou dela até a sua morte, por isso acho que acabou sendo um amor afetivo, meio que fraterno, um pouco confuso dicamos assim.
Mesmo com tantos erros históricos e fatos inventados para comover o público, o filme ainda está sendo vendido como "uma história real" e "uma história de amor real".
Bastante fictício e muitas coisas não ficam claras no filme. Eu gostei, achei bem viagem, como falei bastante fictício. Filme sinistro e recomendo sim, pois é super diferente do que eu já vi!
toque retoque, blog, filme, a garota dinamarquesa, the danish girl
Einar Mogens Wegener e Lili Elbe
Então,gostaram? já assistiram? não deixem de comentar! Beijão =*



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Blog renatamassa.com